2024

O melhor ano de sua vida: 2024

Um novo ano está chegando e com ele muitos questionamentos. A vida é feita de ciclos, e cada um deles é uma oportunidade para crescer, aprender e evoluir. É normal sentir medo ou incerteza diante de mudanças, mas lembre-se que cada novo ciclo é uma chance de se reinventar e de buscar a felicidade. Desejo que este novo ciclo traga muitas realizações, aprendizados e momentos felizes. E que você se permita alcançar limites inimagináveis, acredite nos seus sonhos e busque a cada dia chegar mais perto deles.

Feliz 2024!!!!!! O melhor ano de sua vida!!!!!!!

gratidão 1

Gratidão: Razões para ser grato

Com a chegada das festas de fim de ano é importante agradecer por tudo que vivemos em 2023. Sabemos que muitos desafios foram vividos, porém conquistamos muitas coisas e precisamos comemorar. É necessário recordar que a gratidão é um sentimento nobre e poderoso que pode trazer muitos benefícios para a vida. Agradecer é uma forma de reconhecer as coisas boas que temos e que acontecem conosco, sejam elas grandes ou pequenas. Quando somos gratos, nos concentramos no que temos, em vez de nos preocuparmos com o que não temos. Isso nos ajuda a manter uma perspectiva positiva e a apreciar as coisas simples da vida. E buscarmos sempre ser mais felizes.

Além disso, a gratidão pode ajudar a melhorar a saúde mental e emocional. A gratidão também pode ajudar a melhorar os relacionamentos, pois nos ajuda a valorizar as pessoas em nossas vidas e a expressar nossa apreciação por elas.

Por fim, a gratidão pode ajudar a criar um ciclo positivo em nossas vidas. Quando somos gratos, atraímos mais coisas boas, o que nos faz sentir ainda mais gratos. Isso pode nos ajudar a manter uma atitude positiva e a enfrentar os desafios da vida com mais resiliência.

Vamos aproveitar esse fim de semana, tão importante, e agradecer por tudo.

Forte abraço.

Namastê

huilde

Humildade no processo de aprendizagem

Na última semana escrevi sobre a frustração e como saber lidar com esse sentimento na busca da alta performance. Hoje vou falar sobre a humildade e como essa habilidade é uma qualidade importante no processo de aprendizagem.  Sempre digo a meus alunos que temos sempre que desenvolver nossa humildade constante, pois somente dessa forma vamos nos permitir aprender melhor e superar nossos desafios. Ser humilde nos ajuda a manter uma atitude aberta e receptiva em relação ao conhecimento, reconhecendo que sempre há algo novo para aprender. A humildade também nos ajuda a aceitar nossas limitações e a buscar ajuda quando necessário. Além disso, ela nos permite reconhecer o valor do conhecimento e da experiência dos outros, e a aprender com eles. Logo, não tenha vergonha de aprender com o outro e permita que seu colega aprenda com você. A reciprocidade no processo de aprendizagem consolida os conhecimentos e oportuniza melhores e maiores resultados. Devemos sempre buscar nossa evolução pessoal, acadêmica e profissional.

Namastê

Overworked businessman sitting at desk, feeling despair generated by artificial intelligence

Frustração

Sempre costumo falar com meus alunos que para alcançar a alta performance é necessário saber lidar com as frustrações. Todos nós sempre amamos ganhar, vencer, ser elogiado, premiado, enaltecido…Mas saber lidar com os dissabores da vida, essa é a diferença.

Primeiro, antes de mais nada, gostaria de definir esse conceito: A frustração é um sentimento que ocorre quando algo que era esperado não acontece. É uma sensação de incapacidade diante de desgostos sofridos ou obstáculos difíceis de ultrapassar. A frustração pode ser causada por expectativas muito altas, falta de controle sobre uma situação, ou simplesmente por não ter as coisas acontecendo como planejado.

É importante lembrar que a frustração é uma parte natural da vida e que todos nós experimentamos em algum momento. A chave para lidar com a frustração é aprender a aceitá-la e usá-la como uma oportunidade para crescer e aprender. Em vez de se concentrar no que deu errado, tente se concentrar no que você pode fazer para melhorar a situação.

Lembre-se de que a vida é uma jornada e que nem sempre as coisas acontecem como planejado. Aprender a lidar com a frustração é uma habilidade importante que pode ajudá-lo a ter sucesso em todas as áreas da vida.

Namastê

feedback

A Cultura do Feedback

A cultura de feedback é criada quando líderes e colaboradores estão abertos ao diálogo sobre assuntos como pontos fortes, melhorias, entregas, comportamentos e performance no ambiente de trabalho.

Esse conceito se refere a um ambiente de trabalho em que as pessoas se sentem à vontade para compartilhar suas ideias, preocupações e opiniões sobre a organização, gerenciamento e outros funcionários.

Uma das melhores maneiras de criar um ambiente de trabalho mais positivo e feliz é com uma “cultura de feedback”. Se seus funcionários se sentirem à vontade para sempre compartilhar o que pensam sobre sua organização, gerenciamento e outros funcionários, é mais provável que sejam felizes e engajados com sua organização.

Implantar a cultura de feedback nas organizações ajuda a solucionar problemas como falta de engajamento e propósito, além de impactar positivamente nos resultados e no clima da organização.

Uma vez instalada, essa cultura permite que os colaboradores enxerguem como está seu desenvolvimento na empresa e entendam seus pontos altos e baixos. Os líderes têm o mesmo retorno e ainda conseguem prevenir crises ao entenderem o momento e propósito de cada profissional.

A cultura de feedback promove a mentalidade de crescimento. Ao estabelecer uma troca frequente de feedbacks, os colaboradores se sentem empoderados, ouvidos e reconhecidos. Isso, por sua vez, aumenta sua proatividade e inovação.

Para implementar a cultura de feedback na sua empresa, é importante estar disposto a ouvir, ser exemplo para o time, estabelecer uma rotina, mostrar o melhor caminho e explicar os porquês.

A cultura de feedback é uma ferramenta poderosa para construir um ambiente de trabalho mais seguro, em que as pessoas se sintam à vontade para opinar, dar ideias ou tirar dúvidas, mesmo em um projeto que já esteja em andamento.

Namastê