O cérebro humano é algo extremamente maravilhoso. Temos inúmeras funções cerebrais que são fundamentais para nossa vida e percebemos que nossa capacidade de adaptação e evolução é extraordinária. E para entender um pouco melhor, hoje trago um conceito fundamental… a neuroplasticidade.
É importante compreender que o cérebro humano é marcado por sua permanente plasticidade, ou seja, a capacidade dos neurônios de estabelecer novas conexões e se reorganizar a partir dos estímulos e interações com o meio externo e interno do corpo. Assim, as estratégias pedagógicas aliadas às experiências, interações que o indivíduo tem com o meio, desencadeiam processos com a neuroplasticidade, que modifica a estrutura do sistema nervoso central de quem aprende, dando lugar a novos comportamentos (COSENZA; GUERRA, 2011).
Logo, podemos analisar que a cada experiência que um indivíduo vive, novas redes de neurônios são rearranjadas, muitas outras sinapses são acentuadas e inúmeras possibilidades de respostas ao ambiente se fazem possíveis.
Podemos perceber, portanto, que aprender é algo que faz parte da construção de um indivíduo. Não há feitos humanos que não resultem em aprendizado. Aprendemos sempre…
Referência
COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende . Artmed. Porto Alegre, 2011.