A cultura de feedback é criada quando líderes e colaboradores estão abertos ao diálogo sobre assuntos como pontos fortes, melhorias, entregas, comportamentos e performance no ambiente de trabalho.
Esse conceito se refere a um ambiente de trabalho em que as pessoas se sentem à vontade para compartilhar suas ideias, preocupações e opiniões sobre a organização, gerenciamento e outros funcionários.
Uma das melhores maneiras de criar um ambiente de trabalho mais positivo e feliz é com uma “cultura de feedback”. Se seus funcionários se sentirem à vontade para sempre compartilhar o que pensam sobre sua organização, gerenciamento e outros funcionários, é mais provável que sejam felizes e engajados com sua organização.
Implantar a cultura de feedback nas organizações ajuda a solucionar problemas como falta de engajamento e propósito, além de impactar positivamente nos resultados e no clima da organização.
Uma vez instalada, essa cultura permite que os colaboradores enxerguem como está seu desenvolvimento na empresa e entendam seus pontos altos e baixos. Os líderes têm o mesmo retorno e ainda conseguem prevenir crises ao entenderem o momento e propósito de cada profissional.
A cultura de feedback promove a mentalidade de crescimento. Ao estabelecer uma troca frequente de feedbacks, os colaboradores se sentem empoderados, ouvidos e reconhecidos. Isso, por sua vez, aumenta sua proatividade e inovação.
Para implementar a cultura de feedback na sua empresa, é importante estar disposto a ouvir, ser exemplo para o time, estabelecer uma rotina, mostrar o melhor caminho e explicar os porquês.
A cultura de feedback é uma ferramenta poderosa para construir um ambiente de trabalho mais seguro, em que as pessoas se sintam à vontade para opinar, dar ideias ou tirar dúvidas, mesmo em um projeto que já esteja em andamento.
Namastê